Uma das maiores preocupações dos professores da EBD, principalmente dos que trabalham em congregações menores, e com recursos limitados, é: como esclarecer as dúvidas que surgem durante a preparação da aula? Há algumas iniciativas que podem ser adotadas para auxiliar os professores:
1. Aulas de Padronização: Algumas igrejas utilizam o sábado para reunir todos os professores da EBD e ministrar uma aula para auxiliá-los. Essas aulas também são utilizadas para padronizar a linha doutrinária que deverá ser utilizada por todos. É comum encontrarmos EBD’s onde o mesmo assunto foi ensinado em várias classes, mas os pontos de vista de alguns professores são completamente divergentes. Isso acaba gerando dúvidas, debates e prejuízos...
2. Coordenação Pedagógica: Sabemos que nem sempre é fácil reunir todos os professores num sábado, como mencionamos acima; muitos têm mais de uma função na igreja, além de suas atividades pessoais. Para resolver o problema, sugiro a criação da função de Coordenador Pedagógico da EBD. O Coordenador Pedagógico deve manter-se em constante contato com os professores (telefone, e-mail, redes sociais) esclarecendo possíveis dúvidas e indicando sites, livros, textos e quaisquer outros recursos que possam ser úteis para auxiliar os professores.
3. Biblioteca: É muito importante que a igreja tenha uma biblioteca à disposição dos professores da EBD. A princípio pode parecer um pouco difícil começar do zero, mas vários irmãos têm bons livros, em bom estado, e estão dispostos a doá-los; além disso, várias editoras cristãs também fazem doações. Em edições futuras falaremos mais a fundo sobre o assunto.
4. Internet: Seria muito bom que fosse disponibilizado um computador com acesso à internet, e impressora, para que os professores pudessem utilizá-lo. Nem todos os professores têm computador, ou acesso à internet; a disponibilização desse recurso abriria novas possibilidades para eles.
Caso as sugestões propostas não sejam adotadas, o professor, ao preparar a aula, deve ter os seguintes cuidados:
Ler, mais de uma vez, todo o conteúdo da lição, inclusive as ajudas e orientações pedagógicas propostas pelo comentarista.
Procurar utilizar sempre: Bíblia Sagrada (em mais de uma versão), dicionário da língua portuguesa, dicionário bíblico, comentário bíblico. Se não tiver esses materiais seria importante adquiri-los.
Elaborar a aula visando sempre alcançar os objetivos propostos pelo comentarista da lição.
Caso surgirem dúvidas, procurar o auxílio do superintendente da EBD, ele poderá ajudar a elucidá-las.
Quando for ministrar aula sobre algum assunto polêmico procure saber qual a visão do pastor, do superintendente e dos demais professores. Isso fará com que tenha respaldo e segurança para ministrar a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário