Esta é uma pergunta recorrente, sobre a qual vários irmãos têm dúvida. Vejamos o que diz texto bíblico abaixo:
“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima”. (Apocalipse 7:9-17)
Segundo a grande maioria dos intérpretes, este texto fala sobre almas que serão salvas durante o período da Grande Tribulação. Selecionamos duas citações; veja:
“A grande multidão de todas as nações, tribos, povos e línguas; vestida de branco e com palmas nas mãos, trata-se dos gentios que serão salvos mediante a fé no Senhor Jesus durante a Grande Tribulação” (MACDONALD, 2008)
“A grande multidão representa gentios que ouviram o testemunho final e creram” (MCNAIR, 2006)
Reforçando o ponto de vista de que HAVERÁ SALVAÇÃO, durante o período tribulacional, um dos grandes especialistas em Escatologia, o Dr. Tim LaHaye (2005, p. 1178), escreveu:
“Haverá uma grande colheita de almas durante a Tribulação, de tal modo enorme que não pode sequer ser contada”
Se a Bíblia, e seus intérpretes, afirmam que haverá salvação durante a Grande Tribulação, por que várias pessoas afirmam o contrário?
Alguns irmãos acabaram sendo influenciados por ensinos peculiares de algumas denominações, como a IPDA, cujo artigo nº 8 da Regra de Fé diz o seguinte:
“A Igreja Pentecostal Deus é Amor: Crê que a Igreja do Senhor não passará pela Grande Tribulação, mas será arrebatada, antes disso, por Jesus, conduzida pelo Espírito Santo. Crê que os que ficarem após o arrebatamento não terão nova chance de salvação, pois a porta da graça se fecha para a Igreja com o arrebatamento (I Ts 4.13-17; 1 Co 15.51,52; Ap 3.10)”.
Outros irmãos, baseados em II Tessalonicenses 2.6-7, acreditam que não haverá salvação durante a Grande Tribulação, pois o Espírito Santo será retirado da Terra… Será?
Antes de recorrer às citações dos estudiosos, gostaria de lembrar que quem afirma que o Espírito Santo será retirado da Terra nega, ainda que inconscientemente, o Atributo Divino da Onipresença (Salmo 139.7-9).
Se Espírito Santo não será retirado da Terra, qual a interpretação correta? Vejamos o que dizem os intérpretes:
“O Espírito Santo continuará a estar na terra da mesma forma que esteve nos tempos do Velho Testamento; mas não no modo especial como esteve aqui durante esta era.” (THIESSEN, 1987)
“Durante a Tribulação o Espírito Santo ainda estará no mundo, convencendo as pessoas do pecado e conduzindo-as à fé em Cristo.” (MACDONALD, 2008)
“Durante a Tribulação não haverá força limitadora contra a iniquidade e o pecado como existe hoje”. (LAHAYE, 2005)
Baseados no que dizem os intérpretes da Bíblia Sagrada, podemos entender que o Espírito Santo, durante a Grande Tribulação, deixará de impor limites contra a iniquidade e o pecado e, também, atuará da maneira que atuava no Antigo Testamento. Ou seja, NÃO SERÁ RETIRADO DA TERRA!
Espero que este texto tenha sido útil para esclarecer as dúvidas.
Antes de encerrar gostaria de dizer que, embora a oportunidade de salvação seja uma realidade durante o período tribulacional, devemos assegurar nossa salvação HOJE! Pois o período tribulacional será o mais difícil da história, e o anticristo vai "fazer guerra aos santos, e vencê-los"; (Apocalipse 13:7)
Maranata!
Bibliografia
IPDA, Regra de Fé. Artigo nº 8. https://www.facebook.com/notes/d%C3%A9bora-miranda/regra-de-f%C3%A9-da-ipda/339369122818803/
LaHaye, T. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnos, São Paulo, 2005
MacDonald, W. Comentário Bíblico Popular – Novo Testamento. Editora Mundo Cristão. São Paulo, 2008
LaHaye, T. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnos, São Paulo, 2005
MacDonald, W. Comentário Bíblico Popular – Novo Testamento. Editora Mundo Cristão. São Paulo, 2008
McNair, S. E. Bíblia de Estudo Explicada. CPAD, Rio de Janeiro, 2006
Thiessen, H. C. Palestras em Teologia Sistemática. Imprensa Batista Regular, São Paulo, 1987
Nenhum comentário:
Postar um comentário