Você conhece seus alunos?

Entre os vários conhecimentos de que o Professor da EBD precisa ter, um dos mais importantes é, sem dúvida, o conhecimento dos alunos. Através dele é que o professor definirá a metologia e a linguagem mais adequadas para que o processo de ensino/aprendizagem seja eficaz. Além disso, o relacionamento entre o Professor da EBD e seus alunos transcende a aula; precisa ser um relacionamento de confiança mútua e amor fraternal. Isto só será possível se o professor tiver conhecimento dos alunos. 

Para auxiliar o prezado leitor a conhecer melhor os alunos destacamos os seguintes aspectos:

Temperamento: O termo provém do latim temperamentum e está relacionado com a maneira de ser dos indivíduos. Usualmente os temperamentos são classificados em quatro tipos:

a) Colérico
  • Características positivas: decisão, otimismo, firmeza, coragem, liderança
  • Características negativas: ira, frieza, individualismo, impaciência, aspereza, sarcasmo
b) Fleumático
  • Caraterísticas positivas: alegria, bondade, diplomacia, tranquilidade, fidelidade
  • Características negativas: insegurança, preocupação, autocobrança, teimosia
c) Melancólico
  • Características positivas: sensibilidade, inteligência, sinceridade, sensatez.
  • Características negativas: pessimismo, orgulho, introspecção, perfeccionismo, rancor, desconfiança
d) Sanguíneo
  • Características positivas: afetividade, despreocupação, articulação, cordialidade, otimismo
  • Características negativas: ingenuidade, infantilidade, esquecimento, falta de comprometimento, insegurança

Segundo alguns autores, o temperamento está ligado ao comportamento.

Comportamento: Do ponto de vista psicológico, o comportamento é o modo de agir do ser humano perante o seu ambiente. Segundo a Dr.ª Úrsula Markham, existem três tipos de comportamento:

a) Agressivo: Concentra-se em satisfazer as próprias necessidades; gosta do sentimento de poder; repete constantemente que está com a razão; costuma isolar-se; costuma ter muita energia, mas emprega-a de forma destrutiva na maioria das vezes; sabe desmoralizar e humilhar os outros

b) Submisso: Deixa que os outros o humilhem; padece de sentimento de insegurança e inferioridade; fica furioso consigo mesmo porque sabe que deixa os outros se aproveitarem dele; esconde os verdadeiros sentimentos; é tímido e retraído; não sabe receber elogios; sofre de estresse excessivo, por isso demonstra pouca energia e entusiasmo

c) Assertivo: Preocupa-se com os seus direitos, e com o dos outros; costuma atingir seus objetivos; respeita os outros e se dispõe a negociar e a contemporizar; sempre cumpre as suas promessas; consegue expressar seus verdadeiros sentimentos de tal forma que não magoa os outros; está preparado para correr riscos; reconhece seus fracassos e sucessos; sente entusiasmo e sabe motivar os outros; sente-se bem consigo mesmo.

Bibliografia

LaHaye, Tim F. Temperamentos Transformados. Editora Mundo Cristão. São Paulo. 2011.

Markham, Ursula. Como lidar com pessoas difíceis. Editora Mandarim.São Paulo. 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário