Entre os vários conhecimentos de que o Professor da EBD precisa ter, um dos mais importantes é, sem dúvida, o conhecimento dos alunos. Através dele é que o professor definirá a metologia e a linguagem mais adequadas para que o processo de ensino/aprendizagem seja eficaz. Além disso, o relacionamento entre o Professor da EBD e seus alunos transcende a aula; precisa ser um relacionamento de confiança mútua e amor fraternal. Isto só será possível se o professor tiver conhecimento dos alunos.
Para auxiliar o prezado leitor a conhecer melhor os alunos destacamos os seguintes aspectos:
Temperamento: O termo provém do latim temperamentum e está relacionado com a maneira de ser dos indivíduos. Usualmente os temperamentos são classificados em quatro tipos:
a) Colérico
- Características positivas: decisão, otimismo, firmeza, coragem, liderança
- Características negativas: ira, frieza, individualismo, impaciência, aspereza, sarcasmo
b) Fleumático
- Caraterísticas positivas: alegria, bondade, diplomacia, tranquilidade, fidelidade
- Características negativas: insegurança, preocupação, autocobrança, teimosia
- Características positivas: sensibilidade, inteligência, sinceridade, sensatez.
- Características negativas: pessimismo, orgulho, introspecção, perfeccionismo, rancor, desconfiança
- Características positivas: afetividade, despreocupação, articulação, cordialidade, otimismo
- Características negativas: ingenuidade, infantilidade, esquecimento, falta de comprometimento, insegurança
Segundo alguns autores, o temperamento está ligado ao comportamento.
Comportamento: Do ponto de vista psicológico, o comportamento é o modo de agir do ser humano perante o seu ambiente. Segundo a Dr.ª Úrsula Markham, existem três tipos de comportamento:
a) Agressivo: Concentra-se em satisfazer as próprias necessidades; gosta do sentimento de poder; repete constantemente que está com a razão; costuma isolar-se; costuma ter muita energia, mas emprega-a de forma destrutiva na maioria das vezes; sabe desmoralizar e humilhar os outros
b) Submisso: Deixa que os outros o humilhem; padece de sentimento de insegurança e inferioridade; fica furioso consigo mesmo porque sabe que deixa os outros se aproveitarem dele; esconde os verdadeiros sentimentos; é tímido e retraído; não sabe receber elogios; sofre de estresse excessivo, por isso demonstra pouca energia e entusiasmo
c) Assertivo: Preocupa-se com os seus direitos, e com o dos outros; costuma atingir seus objetivos; respeita os outros e se dispõe a negociar e a contemporizar; sempre cumpre as suas promessas; consegue expressar seus verdadeiros sentimentos de tal forma que não magoa os outros; está preparado para correr riscos; reconhece seus fracassos e sucessos; sente entusiasmo e sabe motivar os outros; sente-se bem consigo mesmo.
Bibliografia
LaHaye, Tim F. Temperamentos Transformados. Editora Mundo Cristão. São Paulo. 2011.
Markham, Ursula. Como lidar com pessoas difíceis. Editora Mandarim.São Paulo. 2002
LaHaye, Tim F. Temperamentos Transformados. Editora Mundo Cristão. São Paulo. 2011.
Markham, Ursula. Como lidar com pessoas difíceis. Editora Mandarim.São Paulo. 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário