Você acredita em Escola Dominical?

Alguns anos atrás ganhei um livreto com um título muito sugestivo: “Você acredita em Escola Dominical?”. Passados quase trinta anos do lançamento do referido livro, escrito pelo Dr. Angelo Gagliardi, gostaria de refletir um pouco sobre a pergunta formulada por ele.

Lamentavelmente existem muitas pessoas que não acreditam na Escola Dominical. Isso é comprovado pelo fato de que algumas denominações extinguiram a EBD. Outro fato que demonstra o descrédito de muitos em relação à EBD é a frequência de um contingente que não chega, na maioria dos casos, a um terço dos membros da maioria das igrejas.

Por que muitos não acreditam na Escola Dominical? Vejamos:

a) Porque baseados em experiências frustrantes do passado rotularam a EBD como “ultrapassada” ou “ineficaz” e não acompanharam a grande evolução do currículo e material didático da EBD, bem como o alto nível dos encontros e conferências promovidos pela CPAD para a capacitação dos docentes e superintendentes;

b) Porque desconhecem a enorme contribuição da EBD na formação teológica, moral e intelectual dos seus alunos;

c) Porque são suscetíveis a opiniões de pessoas que, além de não serem alunos da EBD, são críticos contumazes.

Por que devemos acreditar na Escola Dominical? Porque, além da evolução e contribuições que mencionei acima, a EBD:

  • Estimula a Leitura e o Estudo da Bíblia Sagrada: Boa parte dos cristãos que são leitores e estudantes da Bíblia Sagrada adquiririam esses hábitos salutares através de sua participação na Escola Dominical. 
  • Ajuda o aluno a desenvolver raciocínio investigativo e melhorar a comunicação: Na Escola Dominical o aluno tem a oportunidade de expressar suas opiniões, formular perguntas e esclarecer suas dúvidas. Além disso, através da participação o aluno vai vencendo a inibição e passa a comunicar-se melhor!
  • É um verdadeiro celeiro para a formação de novos obreiros: Grande parte dos nossos obreiros, além de terem recebido os “rudimentos da doutrina” na EBD, iniciaram sua trajetória como alunos, e posteriormente exercendo alguma função na EBD. O ideal é que o obreiro nunca deixe de ser aluno da EBD, pois quem não está disposto a aprender, não está apto para ensinar!
  • Auxilia a família na instrução das crianças: A Palavra do Senhor nos orienta - “instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Pv 22.6); sabemos que esse papel é, primordialmente, da família; mas a EBD foi, é, e continuará sendo importantíssima na instrução das nossas crianças.
  • Fortalece a família: Uma família que vai unida à Escola Dominical, permanece unida! Digo por experiência própria! Meu Pai aceitou a Cristo na EBD, e sempre fez questão de que toda a família frequentasse assiduamente. Esse procedimento foi imprescindível para que nossa família fosse estruturada na Palavra, fortalecida e, mesmo após a morte de meu pai, permanecêssemos unidos e servindo ao Senhor!

Eu acredito na Escola Dominical! E você?


Bibliografia

Gagliardi, A. J. Você acredita em Escola Dominical?. Vinde, Rio de Janeiro, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário