A Escola Bíblica Dominical e o Trabalho em Equipe

Nesta edição abordaremos um tema bastante interessante: O Trabalho em Equipe!

Uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter no exercício do ministério é trabalhar em equipe.

A princípio pode não parecer fácil, pois a cultura administrativa brasileira, no âmbito político e empresarial, é da administração centralizada e hierarquizada; acabamos assimilando e reproduzindo isto quase que inconscientemente. Muitas vezes não nos damos conta de que o trabalho em equipe pode produzir melhores resultados, além de abrir oportunidade para que outras pessoas possam usar seus talentos na busca de alcançar objetivos comuns. Reconheço que não é fácil “desapegar” de um modelo ao qual estamos tão acostumados, mas para que o trabalho em equipe se torne em realidade será necessário:

Reciclagem: É importantíssima a constante atualização do Superintendente e do Corpo Diretivo da EBD, para que se mantenham motivados e seu trabalho seja eficaz. A participação em cursos, simpósios, palestras, e leituras pertinentes ao tema poderá ajudar muito!

A grande dificuldade da implantação trabalho em equipe é justamente “montar uma equipe”. Hoje, para boa parte das pessoas, fazer qualquer atividade na igreja é sinônimo de renúncia e sofrimento. Não há muitas pessoas dispostas a servir! O Superintendente da EBD deve ter paciência, pois terá que fazer que cumprir várias etapas até conseguir montar uma equipe de trabalho:

  1. É necessária uma observação criteriosa para descobrir as pessoas comprometidas e talentosas que existem. 
  2. É preciso treinar as pessoas. Nem sempre as pessoas disponíveis para colaborar estão totalmente “prontas”. Para que os resultados possam aparecer será necessário investir em treinamento.
  3. É preciso ouvir as pessoas. Existem na igreja pessoas com conhecimento técnico, contatos, experiência de vida e criatividade superiores à nossa. Se dermos voz e vez a essas pessoas, aproveitando o potencial delas, todos sairão ganhando; principalmente a EBD e Igreja do Senhor Jesus Cristo.
  4. É preciso compartilhar. É possível conseguir excelentes resultados compartilhando com a equipe os projetos e estratégias de trabalho. Geralmente o líder transmite a ideia inicial do que pretende fazer, e a equipe tem abertura para discutir o projeto e encontrar a melhor forma de realizá-lo. Prepare-se, pois suas expectativas podem ser superadas!
  5. É preciso dar liberdade para trabalhar. Para que o trabalho em equipe ocorra é preciso dar a maior autonomia possível à equipe, e estabelecer um feedback eficiente para estar ao par do andamento dos projetos.
  6. É preciso reconhecer. Devemos procurar reconhecer o valor da colaboração que recebemos. Seja através de um elogio, e-mail, agradecimento público; o importante é mostrar que você reconhece que não fez nada sozinho, e que sem a ajuda da sua equipe o que foi realizado não seria possível!

Esperamos que a EBD alce voos mais altos através do trabalho em Equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário