O Senhor Jesus e as Sete Leis do Ensino

John Milton Gregory, ministro batista e educador, escreveu, em 1886, o famoso livro intitulado “As Sete Leis do Ensino”. Este livro é considerado uma obra clássica e, ainda hoje, é muito utilizado por Professores da Escola Bíblica Dominical que almejam ser eficazes no exercício do Ministério do Ensino. 

Sabemos que o Senhor Jesus é o Mestre dos Mestres. Se observarmos atentamente os Evangelhos constataremos que o Senhor já fazia uso das Sete Leis do Ensino muito antes que elas fossem propostas pelo Pr. Gregory. 

Certa vez fui convidado para ministrar sobre o tema: “Jesus e as Leis do Ensino”. O Espírito Santo me levou às seguintes comparações:

1. Lei do Professor: O professor deve conhecer completa e familiarmente a lição que quer ensinar.
O Senhor Jesus é o verbo que no princípio estava com Deus e era Deus; todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez… Ele conhece todas as coisas, pois estava presente e atuante na criação de tudo! (Jo 1.1-3)

2. Lei do Aluno: O professor deve ganhar e conservar a atenção e o interesse dos alunos para a lição.
O Senhor Jesus sempre cativava a atenção de seus ouvintes, haja vista o que ocorreu com Maria que, apesar das queixas de sua irmã, não desperdiçou a oportunidade de estar aos pés do Mestre para ouvir seus ensinos.(Lc 10.38-42)

3. Lei da Linguagem: Esta lei trata sobre o tipo de linguagem que deve ser utilizado pelo professor, na comunicação com o aluno, para que o processo didático-pedagógico seja bem-sucedido.
Também neste quesito vemos o Senhor Jesus acima de todos os outros mestres! Os evangelhos mostram-nos que em certa ocasião os soldados não conseguiram prender Jesus, pois “nunca ouviram alguém falar como Ele” (Jo 7.46.47). As multidões queriam ouvi-lo, pois viam autoridade em suas palavras e em seu ensino (Mc 1.22). 

4. Lei da Lição: O professor deve começar o ensino por aquilo já é conhecido e já faz parte da experiência do aluno, para então avançar para o ensino do novo conhecimento.
Jesus utilizava-se de comparações (parábolas) baseadas em objetos e situações do cotidiano de seus ouvintes para comunicar as verdades espirituais. (Mt 13.1-58)

5. Lei do Trabalho do Professor: O professor deve estimular a mente do aluno para que ela aja por si, colocando-o na posição de um descobridor, ou antecipador, da verdade ensinada.
A parábola do bom samaritano.(Lc 10.25-37)

6. Lei do Trabalho do Aluno: O professor deve levar o aluno a reproduzir em pensamento a lição que está aprendendo, pensando ou recordando, até que possa reproduzi-la com suas próprias palavras.
O diálogo em que o Senhor inquire os seus discípulos sobre quem eles pensavam que Ele era. (Mt 16.13-16)

7. Lei da Revisão: O professor deve reproduzir o que já foi ensinado aprofundando impressões e ligando a significados adicionais.
O Reino dos Céus é um dos temas mais abordados por Jesus ao longo de todo o seu ministério.(Mt 5.3; 6.9,10,33; 21.31; 24.14; 26.29)


Bibliografia

GREGORY, J. M. As Sete Leis do Ensino. Rio de Janeiro: Editora Juerp, 1980.

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