“Vocês serão pastores. Quando forem construir igrejas iniciem o projeto pelas salas de aula da Escola Bíblica Dominical”.
Esta era uma das orientações dada por um dos pioneiros do Ensino Teológico, no âmbito das Assembleias de Deus no Brasil, aos seus alunos.
O fato é que a estrutura da Escola Bíblica Dominical é bastante heterogênea em nossas igrejas. Se por um lado temos algumas igrejas que dispõe de salas de aula propriamente ditas, com equipamentos como lousa, carteiras, computador, projetor multimídia e etc, em outras igrejas não existem salas de aula, e as classes são organizadas no próprio ambiente de cultos, ou em “salas improvisadas”, sem ventilação, e que não oferecem um ambiente favorável para o processo de ensino/aprendizagem. Existem ainda as congregações que estão em salões locados, muitas vezes bem pequenos, e que tornam difícil a separação de classes de acordo com a faixa etária. Como fazer para tentar criar um ambiente minimamente favorável para a aprendizagem, quando não dispomos de espaço físico e materiais adequados? Vejamos:
Nas congregações que estão em salões locados, com pouco espaço físico, podem ser adotadas as seguintes estratégias:
- A aula de algumas classes, como crianças e adolescentes, poderia ser realizada em horário diferente da aula dos jovens e adultos. Como a didática, e os materiais utilizados, são muito específicos, realizando a aula em horário diferente estas classes teriam mais flexibilidade na utilização do espaço físico, organizando de maneira mais lúdica e adequada à faixa etária. Somado a isto os professores teriam condições de utilizar métodos de aula que não podiam utilizar quando todos estavam reunidos no mesmo ambiente. Cabe esclarecer que esta estratégia depende de um grande comprometimento dos pais com a EBD, pois implica na disponibilidade deles em trazer as crianças e adolescentes fora do horário em que estarão na aula para os adultos.
- Em espaços físicos pequenos podemos confeccionar cortinas para separar as classes de acordo com a faixa etária. Estas cortinas podem ser de material bem simples, como TNT, suspensas por varal, preso em dois ganchos. A vantagem desta estratégia, em relação à primeira, é que não haveria necessidade de horários diferenciados. Todos estariam juntos na EBD, no mesmo horário, e as classes separadas de acordo com a faixa etária! Já utilizamos, com sucesso, esta estratégia em mais de uma congregação onde trabalhamos. Através dela pudemos, mesmo em ambientes bem pequenos, criar classes que não existiam “devido ao espaço físico”; o resultado foi um grande crescimento na frequência da EBD!
Nem sempre será possível ter todas as classes. Existem algumas congregações que estão em salões bem pequenos, cuja lotação máxima é de cinquenta pessoas. Nestes casos se a EBD tiver três classes: Infantil; Jovens e Adolescentes; e Adultos, já poderá ser considerada, dentro da realidade local, uma EBD completa.
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